Imagem capa - OIESS!!! BEM VINDOS!!! por Carol Salgado
APRESENTAÇÃO

OIESS!!! BEM VINDOS!!!


Antes de começar a me apresentar, somente um comentário (relevante para entenderem o fio condutor deste post): foi necessária uma pandemia de corona vírus acontecer, para eu finalmente começar a desenvolver o blog, pensar em lives, podcasts e tudo isso que jé estava "engavetado" há algum tempo. Confio que tudo acontece na hora exata de acontecer... Mas vamos dizer que esse COVID-19 apesar de péssimo, fez com que o #emcasa fizesse com que muitas pessoas - como eu - fizessem concretizar algumas idéias antes apenas rabiscadas... 


ENCANTAMENTO PELA FOTOGRAFIA...


Pois bem... dito isso, eu sou a Carolina (Carol) vinda a este mundo há exatos 41 anos atrás, e fotógrafa há 21 anos (o mais engraçado disso tudo é que sempre penso que é desde 1999, mas como hoje fui escrever e refiz as contas, até me comovi com o número... Rs). Olha... Pela infância e adolescência sempre gostei de desenhar, pintar e escrever. Fotografar também, mas não era prioridade em relação às demais atividades... Mas já gostava bem de "mexer" na câmera do meu pai... 

Lá pelos 80´s claro que cada família já tinha a sua 35mm automática, mas o uso dos filmes não tinha essa intensificação como é hoje, na era digital. Usávamos mais para aniversários e viagens. Eu ainda tinha a influência forte e presente do meu pai, Aristides, que é arquiteto e louco por fotografia. Sempre estava ele com a sua Nikon na mão me fotografando (como podem ver na próxima foto). Também lá pelos 15 anos vim a saber que meu bisavô Aquiles era fotógrafo. Não acredito que a genérica influa tão diretamente, rs, mas gostei de ter essa informação.

Em resumo, eu gostava desse tema, mas meu encantamento pela fotografia foi quando, durante os primeiros dias da Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Minas, eu entrei no micro laboratório do saudoso Prédio 13. Lembro da sensação ao passar por um corredorzinho preto e sei que este foi o gatilho que me trouxe até aqui. A luz vermelha do lab e aquele clima gelado, com fotos ampliadas molhadas nos azulejos me convenceu que  eu amava escrever sim, porém que havia entrado na faculdade mais pela imagem do que pelas letras. Havia tirado a minha dúvida de vida daquele momento, entre o escrever e o fotografar.




AH... OS RETRATOS!..


Pois é, gente... então a minha graduação se resumiu em estudos sobre estética e imagem, com ênfase na fotografia, com a qual comecei a trabalhar desde 1999. Fiz uma pós graduação em História das Artes no IEC (PUC-Minas) e também cursei disciplinas do Mestrado em Belas artes da UFMG que estreitaram a minha relação com conceitos sobre imagem e arte, dando este suporte à prática fotográfica que já era o meu trabalho.


É interessante que neste tempo, além de pegar essa mescla do analógico para o digital, também fiz trabalhos em áreas distintas da fotografia. Um ponto que eu já sabia com certeza era que eu amava retratos! Todos os trabalhos fotográficos que eu fiz onde o elemento humano era a minha temática, era onde ficava a minha emoção. Engraçado que sou uma pessoa bem ligada à natureza, à ecologia, e gosto de fotografar landscape assim como still. Mas paixão mesmo sempre foram os retratos!. Fato. Por isso ensaios, fotografia documental e fotografia de casamentos (de eventos em geral) sempre foram meu norte. Amo contar histórias através de imagens! E como também escrevo (outro amor meu!) essa junção me ajuda a criar roteiros e cenários, o que me leva à criação de conteúdos e de roteiros.


Faço parte do Coletivo Contorno desde 2010, que é uma rede de profissionais ligados ao trabalho com imagem, estética e moda, também localizado em Belo Horizonte (MG). O envolvimento ali com eles promove ótimas trocas para crescimento individual e conjunto.


Bom... Arremato aqui esse rolê de auto apresentação dizendo que essa geminiana com sol em leão terá um prazer imenso em contar a sua história, sendo ela um casamento, um ensaio só seu ou seu e da sua família, ou um ensaio de professional branding pra você e sua marca, assim como em bater um papo sobre arte, fotografia e imagem! Adoro conhecer pessoas e ver que cada um tem uma história, uma vivência que o trouxe a mim para traduzi-las em fotos.


Ah! E também me comprometo em fazer os vídeos e lives para que possamos estreitar mais nossas conversas. Continuem acompanhando por aqui e pelas redes..


:)